A Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo promove em setembro, o curso livre “Oficina Cinética – Construção do Olhar”, organizado pelo arquiteto e professor da Faculdade, Guilherme Mendes da Rocha.
O objetivo da Oficina é construir objetos tridimensionais a partir de imagens percebidas em textos literários, em definição de dimensões, ou em temas relacionados às necessidades humanas. A construção do objeto desenvolve a percepção do indivíduo e a descoberta de técnicas construtivas utilizando materiais diversos.
O curso tem oito aulas no total, e acontece às terças e quintas do mês de setembro, das 20h30 às 22h30, na Escola da Cidade (confira calendário no site www.escoladacidade.edu.br).
A arte cinética é uma forma contemporânea de representação que provém da abstração, do caráter mutável da obra e de seu movimento, aparente ou real. A metodologia do curso consiste em três etapas: Criação, Desenvolvimento e Execução.
Na etapa de Criação acontece a oficina para o desenvolvimento de croquis e modelos das ideias definidas pelos participantes.
Na fase do Desenvolvimento, serão definidos os materiais necessários para a execução dos objetos tridimensionais, considerando mecanismos e articulações entre materiais diversos.
Finalmente, na Execução, os participantes são estimulados a pesquisar e a encontrar os materiais adequados à construção do seu objeto, garantindo que desenvolvam o olhar enquanto buscam os elementos.
A Oficina tem como público-alvo estudantes de arquitetura, pessoas ligadas à área de cenografia e o público em geral.
Guilherme Mendes da Rocha é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Braz Cubas (1979), onde lecionou na cadeira de Projeto durante o período de 1993 a 1997, do primeiro ao quinto ano. É professor na cadeira de Projeto na Escola da Cidade, desde 2002, sendo parte do corpo de professores associados. No período de 1982 a 1989 desenvolveu projetos de Agências Bancárias na Itauplan, Itaú Planejamento e Engenharia S.A. Foi membro da equipe de projeto da sede da Itausa, no complexo arquitetônico CEIC - Centro Empresarial Itaú Conceição. Como autônomo trabalhou nos escritórios: Corona, Lage e Esher, Pedro Paulo de Melo Saraiva, Júlio Neves, INOCOOP. Em Salvador (BA), trabalhou com os arquitetos Ivan Smarchevsk e Fernando Frank. Na área de marcenaria e cenografia trabalhou na Madeeeeira Marcenaria, com Mauricio Lordes Pereira. No estúdio Votupoca, com José Carratu e Associados, desenvolveu, executou e montou artefatos de madeira, aço e vidro para mobiliário residencial e comercial. Participou de montagens para exposições, instalações e esculturas dentro e fora de São Paulo. Entre 2005 e 2006, desenvolveu o projeto de layout para a PRODAM, por ocasião da mudança do Parque do Ibirapuera para a Av. Francisco Matarazzo. O projeto ocupou nove andares, com 800 estações de trabalho, CPD, Monitoramento e Auditórios. Atualmente, mantém escritório próprio onde desenvolve projetos administrando e acompanhando obras, ministra aulas na cadeira de Desenho na Escola da Cidade, onde desenvolve Oficinas de Desenho do Objeto e é orientador da Oficina Cinética em unidades do SESC.
Informações e Inscrições: www.escoladacidade.edu.br
Oficina Cinética: Construção do Olhar
• Data: Terças e Quintas, no mês de setembro (dias 01, 06, 08, 13, 15, 20, 22 e 27), totalizando 8 aulas
• Horário: 20h30 às 22h30
• Local: Escola da Cidade – Rua General Jardim, 65
• Informações: www.escoladacidade.edu.br
Título
Escola da Cidade promove curso sobre arte cinéticaTipo
WorkshopOrganizadores
De
01 de Setembro de 2016 11:50 AMAté
27 de Setembro de 2016 11:50 AMOnde
Escola da CidadeEndereço